sábado, 16 de junho de 2012

CARACTERÍSTICAS DOS CNIDÁRIOS

Os Cnidários são animais aquáticos, predominantemente marinhos ( as hidras são praticamente as únicas representantes de água doce).Além das hidras, fazem parte deste filo as medusas( popularmente conhecidas como águas-vivas), as anêmonas do mar e os corais, dos quais a maioria é colonial, formadora de recifes.
Ao redor da boca dos cnidários geralmente há projeções longas e tubulares ( os tentáculos) que permitem capturar diversos animais - crustáceos, peixes e larvas de diversos animais - levando-o à boca para ser engolido.Os cnidários são todos carnívoros.
A maioria dos cnidários passa por dois estágios no decorrer de seu ciclo de vida: o de pólipo e o de medusa.A forma pólipo lembra um cilindro, com uma das bases fixadas a um objeto submerso, e a outra livre onde se situam a boca e os tentáculos.Geralmente são sésseis ( ex: as anêmonas do mar). A forma medusa lembra um guarda-chuva, com a boca situada na posição correspondente ao cabo. Pode haver longos tentáculos ao redor da boca e tentáculos finos nas bordas do corpo ( como se fossem franjas em um guarda-chuva. ( ex: as águas-vivas).
Mas A CARACTERÍSTICA MAIS IMPORTANTE é a presença dos Cnidócitos ( células dotadas de um cílio na sua porção livre e de uma vesícula interna, o nematocisto, contendo um filamento enovelado).Quando estimulado, o filamento é bruscamente liberado juntamente com uma substância irritante, uma toxina, que paralisa as presas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário