sexta-feira, 15 de junho de 2012

COACERVADO


Coacervado é um aglomerado de moléculas proteicas envolvidas por água em sua forma mais simples. Acredita-se que essas tenham sido as primeiras formas de vida a surgir na Terra. Essas moléculas foram envolvidas pela água devido ao potencial deionização presente em alguma de suas partes e por isso, é muito provável que tenham surgido no mar.
Teoria de Oparin diz que existiam coacervados formados de diversas maneiras. Os mais instáveis quebraram e se desfizeram. Outros uniram-se de outras formas e a moléculas inorgânicas, formando coacervados complexos. É possível que em algumas dessas milhares de combinações que podem ter ocorrido, alguns coacervados tenham se tornado mais estáveis.
Ao mesmo tempo, formou-se no oceano um caldo quente composto por coacervados e outros tipos de matéria orgânica, assim como substâncias inorgânicas. Isso possibilitou a sobrevivência dos coarcevados,que precisavam de energia inicialmente obtida dos raios ultravioleta e descargas elétricas e posteriormente passou a ser obtida de forma bioquímica (açúcares, matéria orgânica em geral). Inicialmente, os coacervados eram circundados por uma membrana de estrutura simples.Porém com o passar do tempo, progressivamente essa membrana foi tornando-se especializada, tornando possível um controle melhor da entrada e saída de substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário